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Alfabetização consciente: práticas de alfabetização sob a ótica da neurociência

Renata Aguilar

288 p. : il. ; 23 cM

R$ 150,00

ISBN 978-65-5934-074-3

1. Alfabetização. 2. Psicomotricidade. 3. Literacia. 4. Crianças – Desenvolvimento.

Ler e escrever tornaram-se aspectos tão essenciais neste mundo tão tecnológico e digital que pode ser confundido claramente com um ato automatizado.

Percebe-se que as pessoas, especificamente em nosso país, leem e escrevem cada vez menos.

Muitas perguntas começam a surgir após pelo menos 40 anos de estudo sobre a aquisição da linguagem escrita.

Entre elas estão: por que os alunos aprendem a ler primeiro do que escrever? Quais habilidades são necessárias para que uma criança possa aprender a ler e a escrever?

Os dados apresentados nas avaliações realizadas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou pela pesquisa do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007), com o objetivo de indicar a qualificação do ensino no Brasil, apresentam dados alarmantes e preocupantes: os de nossas crianças e jovens com deficiência grave na leitura e na escrita.

Será que todos estes diagnósticos que o professor recebe atualmente são verdadeiros? Aumentou significativamente o número de crianças e jovens com déficit de atenção, hiperatividade, transtornos ou algum tipo de síndrome. Como o professor poderá lidar com esta nova realidade?

Neste livro faremos uma reflexão e uma análise sobre a importância da psicomotricidade, da elaboração de planos de aula eficientes, como o cérebro aprende a ler e a escrever. Por que o método fônico é tão eficiente? Como elaborar projetos de alfabetização de forma a garantir a aquisição da leitura e escrita.

Buscaremos uma reflexão sobre o que está além da esfera da codificação e decodificação de símbolos — como os elementos da prosódia, por exemplo — com um olhar para uma leitura fluente, e compreensiva. Há métodos de alfabetização mais eficientes? Faremos uma avaliação crítica acerca da própria identidade da alfabetização, um percurso sobre as novas linguagens e o multiletramento frente à tecnologia; uma relação entre a Psicomotricidade, a Alfabetização, a Literacia e a Neurociência.

R$ 150,00

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Informações do produto

Descrição

Renata Aguilar

288 p. : il. ; 23 cM

R$ 150,00

ISBN 978-65-5934-074-3

1. Alfabetização. 2. Psicomotricidade. 3. Literacia. 4. Crianças – Desenvolvimento.

Ler e escrever tornaram-se aspectos tão essenciais neste mundo tão tecnológico e digital que pode ser confundido claramente com um ato automatizado.

Percebe-se que as pessoas, especificamente em nosso país, leem e escrevem cada vez menos.

Muitas perguntas começam a surgir após pelo menos 40 anos de estudo sobre a aquisição da linguagem escrita.

Entre elas estão: por que os alunos aprendem a ler primeiro do que escrever? Quais habilidades são necessárias para que uma criança possa aprender a ler e a escrever?

Os dados apresentados nas avaliações realizadas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou pela pesquisa do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007), com o objetivo de indicar a qualificação do ensino no Brasil, apresentam dados alarmantes e preocupantes: os de nossas crianças e jovens com deficiência grave na leitura e na escrita.

Será que todos estes diagnósticos que o professor recebe atualmente são verdadeiros? Aumentou significativamente o número de crianças e jovens com déficit de atenção, hiperatividade, transtornos ou algum tipo de síndrome. Como o professor poderá lidar com esta nova realidade?

Neste livro faremos uma reflexão e uma análise sobre a importância da psicomotricidade, da elaboração de planos de aula eficientes, como o cérebro aprende a ler e a escrever. Por que o método fônico é tão eficiente? Como elaborar projetos de alfabetização de forma a garantir a aquisição da leitura e escrita.

Buscaremos uma reflexão sobre o que está além da esfera da codificação e decodificação de símbolos — como os elementos da prosódia, por exemplo — com um olhar para uma leitura fluente, e compreensiva. Há métodos de alfabetização mais eficientes? Faremos uma avaliação crítica acerca da própria identidade da alfabetização, um percurso sobre as novas linguagens e o multiletramento frente à tecnologia; uma relação entre a Psicomotricidade, a Alfabetização, a Literacia e a Neurociência.

Informação adicional

Peso 440 kg
Dimensões 16 × 23 × 5 cm

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